Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Reunião dos conselheiros da APA das Dunas da Lagoinha
Reunião dos conselheiros da APA das Dunas da Lagoinha PDF Imprimir E-mail
Ter, 13 de Março de 2018 15:00

Conselheiros da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas da Lagoinha realiza encontro. Na pauta da reunião ocorrida no último dia 8, no Hotel Platô, a elaboração do Plano de Ação dos Conselhos Gestores para o ano de 2018, definição do calendário das reuniões do ano em curso e ainda, a recondução dos atuais conselheiros – biênio 2018/2019 e as ações locais da Festa Anual das Árvores.

A gestora da APA das Dunas da Lagoinha, Ana Michelle, também representando a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), coordenou os trabalhos junto aos membros do conselho, de forma que as discussões desenvolveram-se considerando sempre os seguintes eixos: educação ambiental, ocupação irregular, turismo sustentável, poluição, balneabilidade e saneamento.

Participaram do encontro, representantes da SEMA, da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Educação, de Paraipaba, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Instituto das Cidades Sustentáveis, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paraipaba, Colônia de Pescadores Z-25 da Lagoinha, Câmara Municipal de Paraipaba e o Conselho Tutelar.

Festa das Árvores

Dentre os encaminhamentos da reunião ficou definido que as atividades referentes a Festa Anual das Árvores no município de Paraipaba, acontecerão dia 22 de março, as 9h quando praças e avenidas de Paraipaba e Lagoinha serão arborizadas. As escolas também realizarão plantio simbólico de mudas nativas nas escolas municipais e comunidades.

Sobre Conselho Gestor

De acordo com o Ministério do |meio Ambiente (MMA), toda unidade de conservação (UC) deve ter um conselho gestor, que tem como função auxiliar o chefe da UC na sua gestão, e integrá-la à população e às ações realizadas em seu entorno. Dentre as competências de um conselho está: acompanhar a elaboração, implementação e revisão do plano de manejo a avaliação do orçamento da unidade de conservação.

Junho 2018