Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Abertura da Festa Anual das Árvores 2018 será dia 18 de março, às 9h, no Parque do Cocó
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Abertura da Festa Anual das Árvores 2018 será dia 18 de março, às 9h, no Parque do Cocó PDF Imprimir E-mail
Sex, 09 de Março de 2018 08:17

alt

Com o tema “Adote uma Árvore”, evento homenageará a carnaúba

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), realiza, no período de 18 a 25 de março, a Festa Anual das Árvores (FAA) 2018, homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. A abertura será no Parque Estadual do Cocó, às 9h, concomitante às atividades de esporte e lazer do Projeto Viva o Parque. No momento da abertura da Campanha, serão assinados protocolos ambientais, ocorrerá a abertura da exposição do Memorial da Carnaúba e acontecerá a distribuição de mudas nativas. A FAA 2018 terá como tema “Adote uma Árvore”. O evento tem o apoio da Semace e da Cagece e ocorre simultaneamente em 110 municípios cearenses e 21 Unidades de Conservação Estaduais.

Segundo o secretário da SEMA, Artur Bruno, “o desafio é tentar recuperar a cobertura vegetal do Estado, que é de somente 57%. 109 mil mudas estão sendo plantadas em todo o Estado. Nosso objetivo é que cada cidadão faça o mesmo no seu quintal”. São 36 mil na bacia do Jaguaribe, em conjunto com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH); 30 mil na bacia do rio Pacoti – com recursos próprios da SEMA – e outras 43 mil nos parques do Cocó e Botânico, em parceria com a C. Rolim Engenharia e Unimed Fortaleza.

Para atender a demanda crescente de mudas nativas a SEMA anunciará sua política de viveiros, com a construção de duas novas unidades, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e no Parque Adahil Barreto, obra de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, com recursos do Banco Mundial, e que será repassado à gestão da SEMA. Outros nove viveiros serão revitalizados nas cidades de Tauá, Cruz, Croatá, General Sampaio, Campos Sales, Ocara, Acopiara e Jardim, em parceria com estes municípios, e outro na sede da APA de Baturité em Pacoti, com recursos próprios da Secretaria.

Será assinado um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre a SEMA e a Universidade Federal do Ceará (UFC) com o objetivo de subsidiar a criação e regularização de uma unidade de conservação na Fazenda Raposa, em Maracanaú, bem como o funcionamento do Banco do Germoplasma no Parque Estadual Botânico e ações de educação ambiental destinadas à capacitação de viveiristas, no Estado do Ceará. Outro TCT será assinado entre SEMA, CHESF e SRH relativo à plantação de mudas no Jaguaribe.

A Fazenda Raposa é uma área de 147 hectares administrada pela UFC, localizada em Maracanaú no quilômetro. A fazenda abriga uma importante coleção de palmeiras sendo que sua coleção consiste em 17 dos 24 tipos de palmeiras existentes no mundo, possuindo o maior número de espécies do gênero Copernicia da América Latina. A ação de educação ambiental é referente às oficinas para produção de sementes germinadas que vão acontecer em 7 polos carnaubeiros. Serão duas oficinas por polo. A primeira acontece no Parque Botânico.

A carnaúba, árvore símbolo do Estado do Ceará (Decreto nº 27.413/2004), foi escolhida para ser homenageada porque está ameaçada pelos desmatamentos e pela presença da planta invasora conhecida como unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis). A Exposição do Memorial da Carnaúba que ocorre no Centro de Referência do Parque do Cocó, com apoio do município de Jaguaruana, tem por objetivo divulgar toda a versatilidade desta nossa vegetação nativa.

Em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, a FAA 2018 é uma campanha educativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacam-se as visitas e plantios de mudas de árvores nativas, oficinas educativas, palestras, seminários, audiências públicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.

O encerramento da FAA 2018 será dia 25, no Parque Estadual Botânico (CE-090, Km 03), em Caucaia, a partir das 7h, com a já tradicional “Corrida pela Natureza”, em sua 3a edição. Na oportunidade, SEMA e CHESF assinarão TCT para plantação de 400 carnaúbas na área do próprio parque.

Assista ao Vídeo


PROGRAMAÇÃO

Abertura Oficial da Festa Anual das Árvores 2018

Data: 18 de março

Hora: 9h

Local: Parque Estadual do Cocó


Apresentação da Banda da Prefeitura Municipal de Jaguaruana

Data: 18 de março

Hora: 9h30

Local: Parque Estadual do Cocó


Exposição Memorial da Carnaúba

Data: 18 a 25 de março

Hora: 8h às 17h

Local: Parque Estadual do Cocó – Centro de Referência


1ª Oficina de Produção de Mudas de Carnaúba para Viveiristas

Data: 23 de março

Hora: 8h às 17h

Local: Parque Estadual Botânico


Prestação de contas das primeiras 10 mil mudas de árvores plantadas no Parque do Cocó, de um total de 40 mil, pela C. Rolim Engenharia

Data: 23/03/2018

Hora: 7h30

Local: Av. Juarez Barroso, 141 (travessa da av. Sebastião de Abreu, Parque do Cocó)



Confira aqui a programação dos municípios e unidades de conservação

Acesse:  Programação Municípios Festa da Árvore 2018

Acesse: Programação UCs Festa da Árvore 2018

 

 

Calendário

Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30