Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Artur Bruno participa do XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa, na UFC
Artur Bruno participa do XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa, na UFC PDF Imprimir E-mail
Qui, 14 de Setembro de 2017 15:04

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, participou nesta quinta-feira (14)  da Conferência de Encerramento do XIX Encontro da Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa (REALP), sediado na Universidade Federal do Ceará (UFC), Centro de Ciências, Campus do Pici em Fortaleza, sob a organização do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFC). O XIX REALP é um evento que tem como objetivo promover debates e trocas de experiências acadêmicas a nível internacional, buscando contribuir com a difusão de ideias e trabalhos que buscam a conservação dos recursos naturais e de uma sociedade sustentável.

Artur Bruno, palestrou sobre o Parque Estadual do Cocó - uma conquista da sociedade, onde abordou assuntos como a regulamentação do Parque, assinada em junho pelo governador Camilo Santana e o concurso de ideias, que busca requalificar áreas degradadas do Cocó em beneficio da sociedade.

Os participantes também poderão realizar visitas de campo nas Unidades de Conservação administradas pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), na sexta-feira (15), uma nos Monólitos de Quixadá (com saída às 7h do bloco 902 – Campus do Pici) e outra as Trilhas do Parque do Cocó (saída às 8h, do bloco 902 – Campus do Pici).

Sobre:
Sob o tema “Desenvolvimento e sustentabilidade frente às mudanças climáticas globais”, o evento se torna um momento singular no contexto internacional, com espaços destinados à discussão e intercâmbio de conhecimentos, além do resultado de pesquisas, que será constituído por um conjunto de palestras e apresentação de trabalhos por acadêmicos e técnicos, o que propiciará uma maior troca de experiências entre os participantes do Encontro Científico.
O XIX REALP envolve a parceria de várias Universidades Portuguesas, Brasileiras e Africanas, incluindo os Institutos, Ministérios e Agências de Fomento. A temática proposta parte do pressuposto de que o aumento dos eventos extremos e os desastres naturais registrados nas últimas décadas vêm afetando um número cada vez maior de pessoas e ambientes, desorganizando as estruturas sociais mais vulneráveis, com consequências a médio e longo prazo e que tal aumento pode estar associado às mudanças climáticas em curso. Dessa forma o desenvolvimento e a sustentabilidade devem ser discutidos considerando as alterações do clima, principalmente do ponto de vista da adaptação a fim de tornar a sociedade mais resiliente.​

Com informações do XIX REALP  (https://xixrealp.wixsite.com/xixrealp)

Setembro 2017