Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Camilo Santana entrega barco robótico Iracema ao Rio Cocó
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Camilo Santana entrega barco robótico Iracema ao Rio Cocó PDF Imprimir E-mail
Sex, 25 de Agosto de 2017 11:46

alt

Na manhã desta sexta-feira (25), o governador Camilo Santana, acompanhado do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; Secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira; superintendente da Semace, Ricardo Araújo, reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Pereira; vice-reitor da universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, entregou o barco robótico Iracema (Instrumentos Robóticos Autônomos para Coleta e Monitoramento Ambiental), no píer do Rio Cocó.

O barco Iracema (Instrumentos Robóticos Autônomos para Coleta e Monitoramento Ambiental) é capaz de fazer análise e monitoramento das águas dos mananciais do Ceará. O barco possui operação autônoma e capacidade para execução de sensoriamento científico, coleta de amostras e monitoramento de reservas ambientais, sendo o primeiro barco destinado à operação em regiões costeiras. É caracterizado por compreender uma arquitetura integrada de software, para coordenação e controle.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, explica a importância do equipamento para o Rio Cocó: “O barco robótico, que é uma iniciativa da Secitece, será capaz de analisar e monitorar as águas do Rio Cocó. Com o Pacto pelo Cocó, onde a ideia é despoluir o rio, desde as nascentes até a foz, e para isso nós vamos precisar de tecnologia para fazer um diagnóstico dessa água, da profundidade, de onde haverá a necessidade de fazer dragagem, porque nós queremos recuperar a navegabilidade e a balneabilidade do Cocó”.

De forma autônoma e funcionando como laboratório móvel, a embarcação irá atender às demandas de órgãos como Funceme, INPE, Cagece e Cogerh, de acordo com solicitação das entidades. O barco pode ser utilizado para determinação da topografia do leito em águas costeiras (mares) e interiores (rios, lagoas etc), além de realizar batimetria, mensuração da profundidade das massas de água (oceanos, mares, lagos etc.). O equipamento possui capacidade para execução de sensoriamento científico, coleta de amostras e monitoramento de reservas ambientais. O Iracema é a primeira embarcação destinada à operação em regiões costeiras, compreendendo uma arquitetura integrada de software para coordenação e controle.

Camilo Santana destacou o investimento de cerca de R$ 1,5 milhão oriundo de parcerias da Secitece com Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ARMTEC Tecnologia em Robótica, para elaboração e concepção do projeto, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o financiamento de bolsas de pesquisa. O governador classificou como grande ganho para a preservação do meio ambiente a concretização do projeto Iracema.

"O barco tecnológico representa avanço da ciência e da tecnologia para o Estado do Ceará. Vamos ter um equipamento que possibilita fazer o monitoramento da qualidade das águas do Ceará, tanto do mar quanto rios, açudes e lagoas. Temos aqui um projeto para fazer a dragagem (limpeza) do Cocó, para dar navegabilidade e balneabilidade ao rio e aos nossos mananciais urbanos. Esse equipamento vai ser muito importante para fazer os estudos e traçar os parâmetros, para que a gente possa planejar as ações", disse o chefe do Executivo.

Elaborado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC) - vinculada à Secitece - e pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - Campus Nordeste (CTI-NE), o projeto da construção também contou com a colaboração de diversas instituições de pesquisa, como a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal Vale do São Francisco, além do Instituto Atlântico.


alt

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2