Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Camilo Santana entrega barco robótico Iracema ao Rio Cocó
Camilo Santana entrega barco robótico Iracema ao Rio Cocó PDF Imprimir E-mail
Sex, 25 de Agosto de 2017 11:46

Na manhã desta sexta-feira (25), o governador Camilo Santana, acompanhado do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; Secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira; superintendente da Semace, Ricardo Araújo, reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Pereira; vice-reitor da universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, entregou o barco robótico Iracema (Instrumentos Robóticos Autônomos para Coleta e Monitoramento Ambiental), no píer do Rio Cocó.

O barco Iracema (Instrumentos Robóticos Autônomos para Coleta e Monitoramento Ambiental) é capaz de fazer análise e monitoramento das águas dos mananciais do Ceará. O barco possui operação autônoma e capacidade para execução de sensoriamento científico, coleta de amostras e monitoramento de reservas ambientais, sendo o primeiro barco destinado à operação em regiões costeiras. É caracterizado por compreender uma arquitetura integrada de software, para coordenação e controle.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, explica a importância do equipamento para o Rio Cocó: “O barco robótico, que é uma iniciativa da Secitece, será capaz de analisar e monitorar as águas do Rio Cocó. Com o Pacto pelo Cocó, onde a ideia é despoluir o rio, desde as nascentes até a foz, e para isso nós vamos precisar de tecnologia para fazer um diagnóstico dessa água, da profundidade, de onde haverá a necessidade de fazer dragagem, porque nós queremos recuperar a navegabilidade e a balneabilidade do Cocó”.

De forma autônoma e funcionando como laboratório móvel, a embarcação irá atender às demandas de órgãos como Funceme, INPE, Cagece e Cogerh, de acordo com solicitação das entidades. O barco pode ser utilizado para determinação da topografia do leito em águas costeiras (mares) e interiores (rios, lagoas etc), além de realizar batimetria, mensuração da profundidade das massas de água (oceanos, mares, lagos etc.). O equipamento possui capacidade para execução de sensoriamento científico, coleta de amostras e monitoramento de reservas ambientais. O Iracema é a primeira embarcação destinada à operação em regiões costeiras, compreendendo uma arquitetura integrada de software para coordenação e controle.

Camilo Santana destacou o investimento de cerca de R$ 1,5 milhão oriundo de parcerias da Secitece com Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ARMTEC Tecnologia em Robótica, para elaboração e concepção do projeto, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o financiamento de bolsas de pesquisa. O governador classificou como grande ganho para a preservação do meio ambiente a concretização do projeto Iracema.

"O barco tecnológico representa avanço da ciência e da tecnologia para o Estado do Ceará. Vamos ter um equipamento que possibilita fazer o monitoramento da qualidade das águas do Ceará, tanto do mar quanto rios, açudes e lagoas. Temos aqui um projeto para fazer a dragagem (limpeza) do Cocó, para dar navegabilidade e balneabilidade ao rio e aos nossos mananciais urbanos. Esse equipamento vai ser muito importante para fazer os estudos e traçar os parâmetros, para que a gente possa planejar as ações", disse o chefe do Executivo.

Elaborado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC) - vinculada à Secitece - e pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - Campus Nordeste (CTI-NE), o projeto da construção também contou com a colaboração de diversas instituições de pesquisa, como a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal Vale do São Francisco, além do Instituto Atlântico.