Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Antônio Rocha Magalhães é agraciado com o Prêmio Joaquim Feitosa
Antônio Rocha Magalhães é agraciado com o Prêmio Joaquim Feitosa PDF Imprimir E-mail
Ter, 06 de Junho de 2017 09:11

O Comitê Estadual da Reserva do Biosfera da Caatinga definiu o agraciado para o prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. A medalha deste ano, destinada à pessoa física, vai para Dr. Antônio Rocha Magalhães, renomada personalidade nacional, pesquisador nas áreas de desenvolvimento sustentável do nordeste semiárido, mudanças climáticas, sustentabilidade ambiental e gerenciamento de recursos hídricos.

A cerimônia de entrega ocorrerá dia 9 de junho, na Semana que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Esta é a 13ª edição do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa.

A premiação é destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável do Bioma Caatinga, sendo alternadamente, uma pessoa física e no seguinte, uma instituição.O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga é composto por 14 instituições, de forma paritária: sete representam o governo e sete a sociedade civil.

Sobre o agraciado:

Antônio Rocha Magalhães possui Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Tem experiência na área de planejamento urbano e regional. É membro do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas.

Rocha Magalhães tem trazido as terras secas para o centro do debate da conservação ambiental. Tem promovido discussões, organizando fóruns em nível regional, nacional e internacional, visando mobilizar a sociedade e agentes públicos na causa da preservação do Bioma Caatinga. Tem sido um incessante defensor, e sua atuação tem ajudado na implementação de ações de preservação e conservação da caatinga.

Também é autor dos livros: “Seminário de Avaliação da Seca de 2010-2016 no Semiárido Brasileiro”, “Desertificação, degradação da terra e secas no Brasil” e “Secas no Brasil: Política e Gestão Proativas.