Tecnologia a serviço do meio ambiente

18 de outubro de 2018 - 08:24

O ECOMAPSS já está implantado no Parque Estadual do Cocó. O aplicativo de mapeamento ambiental por meio do qual é possível conhecer a exuberante flora da unidade de conservação, está disponível para download na Play Store e funciona offline. Desenvolvido por professores e estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE), de Crato, o projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

Segundo Artur Bruno, titular da SEMA, além de informar aos visitantes, o aplicativo pode ser utilizado em aulas de campo e servir como fonte de pesquisa. O objetivo da ferramenta é aproximar as pessoas das unidades de conservação, despertando o interesse delas para a rica biodiversidade dessas aéreas, unindo meio ambiente e tecnologia. “É a tecnologia a serviço do meio ambiente e já disponível também no Parque Estadual Sítio Fundão, no Cariri e em breve, no Parque Estadual Sitio Fundão e no Parque Botânico do Ceará, em Caucaia”, disse.

É só apontar o celular para o código impresso na placa para ter acesso às informações. “Cada um dos pontos mapeados do Parque recebeu uma placa de identificação com um QR CODE que pode ser escaneado com a câmera do celular”, explica Cecília Licarião, educadora ambiental do Parque. “Com 60 placas distribuídas na área do entorno e interior das trilhas, o app é acessado através do celular que faz a leitura de um QR CODE contido nas placas, o resultado da leitura são informações e curiosidades sobre a fauna, flora e história do maior parque urbano do Norte e Nordeste do Brasil.”

O lançamento do aplicativo no Parque Estadual do Cocó ocorreu, não por acaso, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, já que o aplicativo tem ferramentas de acessibilidade aos portadores de deficiência visual e auditiva. Nas placas com os códigos estão disponibilizadas informações em braile, sinalização em libras e sonorização, além de colocadas a um metro de distância do solo facilitando a leitura.