SEMA e Projeto São José juntos na Educação Ambiental

18 de outubro de 2018 - 13:56 #

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) por meio da equipe do Parque Estadual Sítio Fundão (Pares Sítio Fundão) em parceria com o Projeto São José, realizou palestras sobre o lixo e o descarte correto do mesmo. Os encontros ocorreram nos dias,1o e 2 de agosto último, nas comunidades dos municípios de Brejo Santo e Tarrafas. Segundo a gestão da unidade de conservação (UC), “a palestra foi uma forma de levar aos moradores a questão do lixo e em especial sobre quais os tipos e como descartá-los corretamente”.

A participação da SEMA está em conformidade com o acordo entre a comunidade e o rojeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/PSJ III em trabalhar a Educação Ambiental e o tema Sustentabilidade, destacando o plantio de mudas de árvores nativas nas comunidades do entorno do Pares Sítio Fundão.

O Projeto São José tem como foco, o fortalecimento da agricultura familiar e o bem estar das comunidades rurais. A perspectiva é de aumentar a inserção econômica, a agregação de valor dos empreendimentos familiares da área rural, com financiamento de projetos produtivos no âmbito de cadeias produtivas promissoras, numa perspectiva de fortalecimento dessas cadeias e da inserção sustentável da agricultura familiar nos respectivos mercados.

Pares Sítio Fundão

Localizado na área urbana do município de Crato, o Pares Sítio Fundão completou dez anos como UC, fazendo parte, também, do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe. É um lugar ideal para fazer trilhas curtas, a pé ou de bicicleta, e acampamentos. Com uma área de 93,52 ha, o Parque Estadual apresenta flora nativa dos biomas Caatinga e Cerrado, além de conter uma diversidade de animais silvestres. O contato para mais informações sobre o Pares Sítio Fundão pode ser feito por meio do telefone (88) 3523 8404.