Na ARIE dos Inhamus agora tem ECOMAPSS

18 de outubro de 2018 - 10:23

O ECOMAPSS chegou à Área de Relevante Interesse Ecológico das Águas Emendadas dos Inhamuns – Arie dos Inhamuns. O aplicativo de mapeamento ambiental por meio do qual é possível conhecer a exuberante vegetação da unidade de conservação (UC), foi lançado no último dia 29 de agosto. Desenvolvido por professores e estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE), de Crato, o projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

“Podendo ser utilizado offline, o app opera por meio de QR CODES, que estão disponíveis nas placas de identificação dos pontos mapeados”, explica o monitor ambiental, Jânio Barros, da UC. “O visitante só precisar aproximar a câmera de seu celular para a placa e obterá todas as informações referentes aquela espécie, como nome cientifico, popular, origem, usos e suas características.”

Na Arie dos Inhamuns foram mapeadas 19 árvores, entre elas estão as mais populares da região, a exemplo da como: Catingueira, Juazeiro, Jurema Preta, Sábia e Mandacaru. O Aplicativo ainda dispõe de informações como o decreto de criação e hectares da Arie dos Inhamuns.

Novo Conselho

Na ocasião do lançamento do ECOMAPSS, ocorreu a posse do novo Conselho Consultivo da UC, composto elas seguintes instituições públicas e privadas: Secretaria do Meio Ambiente de Tauá; Secretaria do Meio Ambiente de Independência; Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedra Branca – SAAE; SEMACE; IFCE – Tauá; CECITEC; Fundação Senhor Pires; CBH – Alto Jaguaribe; CBH – Rio Banabuiú; CBH – Sertões de Crateús; Proprietário da Arie.

Saiba mais

Localizada no Sítio Tecelão, área de 407,0366 ha, entre os municípios de Independência, Tauá e Pedra Branca, e situada em um divisor de águas das cabeceiras de três importantes rios do Estado do Ceará – Jaguaribe, Poti e Banabuiú – a ARIE foi criada por meio do decreto 31.403, de 24/01/2014. O acesso à UC se dá por meio da BR-020, a 280Km de Fortaleza. Distancia-se 50 minutos do centro da cidade de independência. O contato para mais informações sobre a ARIE dos Inhamuns pode ser feito por meio do telefone (88) 3523 8404.