“Vamos liderar o Pacto pelo Cocó ”, disse Artur Bruno na inauguração da nova Área Adahil Barreto

4 de julho de 2018 - 08:41

Publicado em 04 de julho de 2018

O Governo do Estado do Ceará entregou o novo Adahil Barreto ao povo de Fortaleza. A área requalificada e agora integrada ao Parque Estadual do Cocó foi inaugurada na tarde desta terça-feira e contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio que cedeu o então parque municipal ao Governo do Estado, em 2017. “Estou muito feliz com o novo Adahil”, disse o Prefeito. “Nós iniciamos a intervenção, mas o Governo do Estado foi quem liderou essa grande reforma que esperamos, contribua cada vez mais para uma maior consciência ambiental da nossa sociedade.”

Roberto Cláudio também assinou, juntamento com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Artur Bruno, e a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Manuela Marinho Nogueira, Termo de Cooperação Técnica referente a implantação de um viveiro de mudas de espécies nativas de manguezais na unidade de conservação (UC). Bruno destacou que o viveiro será construído pela Seinf e será de “muita importância” para a cidade. “Será o primeiro a produzir espécies nativas de mangue, em Fortaleza”, informou.

O secretário fez questão de frisar que o Estado tem três objetivos para o Parque Estadual do Cocó. O primeiro é preservar o rio, o segundo, despoluir suas águas e assim, beneficiando também a flora e a fauna. E por fim , o terceiro objetivo, que é trazer a população para dentro do parque. Para Artur Bruno, somos “privilegiados por ter uma floresta como a do Cocó em plena área urbana e temos de usufruir esse privilégio”. Por isso, sob a liderança do governador Camilo Santana e do Prefeito Roberto Cláudio, ele acredita “vamos liderar o Pacto pelo Cocó e garantir que o Rio seja resgatado para o povo de Fortaleza”.

Ele também ressaltou a questão da segurança, informando que o Governo do Estado garantiu o policiamento ambiental e o videomonitoramento de toda a área. O trecho é de 10ha e é o primeiro a ser inaugurado, após a regulamentação e criação definitiva do Parque Estadual do Cocó pelo Governador Camilo Santana, um ano atrás. Com a reforma, a área agora conta com uma nova via interna, quadras poliesportivas, cisternas, para caminhadas e corridas, e um campo de futebol.

Saiba mais

Assim como o Adahil, 5 novas áreas serão ser criadas no Parque Estadual do Cocó. A próximo será na avenida Raul Barbosa, com obra já licitada por R$ 3,5 milhões, como informou o titular da SEMA. E mais adiantou que em breve, os visitantes da UC poderão acessar informações de espécies da fauna e da flora existentes na área do parque, por meio de QR Code, um sistema de mapa ecológico, desenvolvido por uma equipe de alunos e professores do IFCE de Juazeiro do Norte.